terça-feira, 1 de março de 2011

Concentre-se naquilo que é realmente importante para você

Não há nenhum sentido em disputar um jogo que você não está interessado em vencer. Faça com que sua vida e suas expectativas sejam reflexos profundamente pessoais daquilo que é realmente importante para você.

O que você realmente deseja? Qual é a meta pela qual vale a pena lutar e que está de acordo com sue modo de ser? Não invista em um objetivo por mera competição, pela expectativa que os outros têm em relação a você, ou por um modelo que lhe impuseram quando criança.

Deixe o vizinho, o amigo, o parente com sua casa, seu carro, seu estilo de vida, e procure persistentemente descobrir o que você quer. Tenha consciência de que as imposições externas são contínuas e cruéis, e cuida de si com o maior carinho. Faça o mesmo com seus filhos: descubra como é cada um, e ajude-os a crescer desenvolvendo suas características únicas, em vez de apresentar-lhes um modelo esteriotipado. Não valorize as pessoas pelo que têm, mas pelo que são, e você aprenderá a respeitar-se no que possui de fundamental, o que lhe dará muita paz.

Os objetivos são essenciais para que as pessoas se orientem no mundo e para que alcancem a satisfação na vida. Buscar objetivos de acordo com as próprias características aumenta as chances de que os objetivos atingidos contribuam de modo positivo para a satisfação na vida.
(Texto de David Niven, do livro “100 Segredos das pessoas felizes”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário